sábado, 22 de fevereiro de 2014

Comidas Típicas do Mundo

Comida espanhola   Comidas da Espanha

As comidas típicas da Espanha possuem uma característica peculiar com influência na culinária mediterrânica. Seus pratos podem sofrer alterações dependendo da região em que são consumidos, mas tem algumas características comuns. Utilizam bastante o azeite, usam o alho e a cebola como condimentos, apreciam o consumo de vinhos durante as refeições, consomem pães junto com as refeições e gostam de comer sobremesas.

Os principais pratos da Espanha são: Tortilla de Patatas, Gazpacho, Paella, Tapas, Cocido Madrileño, Pisto, etc.

Macarrão bolonhesaComidas Argentinas

A culinária argentina possui influencia portenha e europeia com uma grande presença da carne, que faz muito sucesso entre os turistas que visitam o país. Inicialmente a culinária era baseada em comidas feitas a base de milho, mas foram introduzidos novos costumes alimentícios com a chegada dos colonizadores. Os argentinos também gostam de apreciar um bom vinho durante as refeições e consomem a erva mate que no Brasil recebe o nome de Chimarrão. As principais comidas consumidas na Argentina são: Churrasco, Empanada, Alfajor, Locro, Pastas, Puchero, etc.

Pizza italianaComidas Italianas

Quando se pensa na culinária italiana a imagem mais nítida é a pizza, mas o país reserva muitas delícias em sua cultura. Cada região possui algumas especialidades que variam entre massas, pratos feitos com arroz, frutos do mar e chocolates. Os italianos também são ávidos consumidores de sorvetes e cafés.

As principais comidas italianas são: Bruschetta, Carpaccio, Pizza, Cannelloni, Risoto, Gnocchi, Ciabatta, Macarrão, etc.

Tortilla mexicanaComidas Mexicanas

Os pratos da culinária mexicana foram influenciados pela era pré-colombiana com uma presença das características dos colonizadores espanhóis e das origens aztecas. Os principais alimentos usados são o milho, o tomate, o chocolate, as carnes, frango, cebola e alho. Além disso, os pratos mexicanos sempre levam muita pimenta.

Os principais pratos mexicanos são: Tortilla, Guacamole, Enchilladas, Empanadas, Chilli, Nachos, Quesadilla, etc.

MacaronComidas Francesas

A comida típica francesa é muito tradicional com pratos que são reproduzidos nos principais restaurantes do mundo. Cada região da França possui especialidades distintas com o uso de produtos como azeite, cogumelos, carne de pato e tomate.

Os pratos típicos da França são: Croissant, Suflê, Foie Gras, Escargot, Crepes Suzete, Coq au Vin, Ratatouille, Mil Folhas, Crème Brûlée, Crepes, Macaron, etc.



Comida japonesaComidas Japonesas

A comida típica japonesa é o resultado de muitas evoluções de seu povo e surgiu uma culinária que preza pela qualidade dos produtos e pelo tempero dos alimentos. Grande parte dos pratos são feitos com arroz ou acompanhado por ele. Também utilizam carnes, peixes, molho de soja e muitas verduras e legumes na alimentação. O grande consumo de frutos do mar é uma influência da localização do país. Os japoneses consomem a comida usando os famosos hashis. Os principais pratos da culinária japonesa são: Macarrão, Lamen, Gyudon, Sukiyaki, Sushi, Sashimi, Manju, Mochi, etc.

Torta alemãComidas da Alemanha

A comida alemã recebe influência das diversas regiões do país e consome alimentos como carne de porco, pães, batatas e salsicha. Além disso, o país recebe muita influência da cozinha internacional.

Os principais alimentos típicos da Alemanha são: Bratkartoffeln, Einsbein, Chucrute, Boulette, Schalachtplatte, etc.

 http://comidas-tipicas.info/

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Comidas típicas do Brasil

Pratos tradicionais de norte a sul do país e sugestões de onde apreciá-los

 

 
                Comidas típicas do Nordeste - Carne de sol 
              Um banquete de carne de sol inclui sempre feijão-verde, macaxeira, farofa d'água, pirão de leite e vinagrete. Mas não se deixe enganar pelo nome do ingrediente principal: a carne salgada descansa previamente na geladeira ou em câmara fria, e não no sol, que a deixaria mais dura e desidratada, originando a famosa carne-seca. Extraída de coxão mole ou duro, a peça é assada na grelha ou frita na manteiga de garrafa.

 São Luís (MA)

 


                Comidas típicas do Sul - Churrasco gaúcho
               

Não há churrasco igual ao feito no Rio Grande do Sul - pelo menos segundo os gaúchos. Os mais tradicionalistas abominam rodízio (ou espeto corrido) e torcem o nariz para bufê de salada. Para eles, a farinha de mandioca é a melhor companhia para a carne. Também não têm interesse pelo filé-mignon - suas preferências são a costela e a picanha. Muitas churrascarias de Porto Alegre servem, à la carte, carnes de boi, porco, carneiro e galeto no espeto, temperadas só com sal grosso, que impede o ressecamento e garante sabor e maciez.

 
                Comidas típicas do Norte – Tucupi 
                Principal ingrediente da cozinha do Pará o tucupi é extraído do suco da raiz da mandioca-brava, que precisa ser fervido demoradamente para perder o venenoso ácido cianídrico. No último estágio adicionam-se chicória, alfavaca e sal. É no equilíbrio entre esses temperos e o tempo de fervura que se obtém o líquido fundamental na receita do pato no tucupi. No tacacá, um caldo inspirado na culinária indígena, o tucupi dá um toque na combinação entre goma de mandioca, camarão seco, pimenta-de-cheiro e jambu. 


                Comidas típicas do Sul – Ostra 
               

 Nas águas de Florianópolis as ostras encontram as condições ideais para se desenvolver. O canal entre a ilha e o continente recebe um fluxo constante de nutrientes marinhos, sob temperatura amena. Ali o molusco está pronto para o consumo em apenas oito meses - em outras regiões, o ciclo completo pode chegar a quatro anos. Por isso, a ilha é a maior produtora da iguaria no país. No bairro de Ribeirão da Ilha, as criações ficam ao lado dos restaurantes, que servem as versões no bafo e gratinada, as mais pedidas, e in natura, a preferida dos gourmets. Na hora de comer, observe se a ostra tem aparência de hidratada e cheira à maresia, características de seu frescor.

 
                Comidas típicas do Centro-Oeste - Peixes do Pantanal 
               

De carne consistente, o pintado pode ser saboreado grelhado, à urucum (com creme de leite, leite de coco, molho de tomate e mussarela), ensopado com mandioca, no prato conhecido como mojica de pintado. Já o dourado solta as espinhas se for assado lentamente. Do pacu se comem as longas costelas fritas (ventrechas).

 
                Comidas típicas do Sudeste - Moqueca capixaba 
               

Carro-chefe da maioria dos restaurantes da costa do Espírito Santo, a moqueca capixaba é feita na tradicional panela de barro - comprada, de preferência, na Associação das Paneleiras de Goiabeiras, emVitória. Nela, cozinha-se um bom filé de peixe em molho à base de tomate, coentro, cebola, cebolinha, azeite e urucum. Em muitos locais, camarões e outros frutos do mar também entram no preparo. Levado à mesa na panela fumegante, o prato é acompanhado de pirão, moqueca de banana e arroz. 


                Comidas típicas do Sudeste – Feijoada 
               

 Presente em cardápios de todo o país e famosa até no exterior, ela faz jus ao título de prato nacional. Embora existam muitas versões da receita, prevalece a servida na cidade do Rio de Janeiro (http://viajeaqui.abril.com.br/destinos/rio-de-janeiro), onde surgiu o primeiro registro do termo "feijoada". Na panela, acrescido de carne-seca, paio, linguiça, lombo, costela, pé, orelha e rabo de porco, o feijão-preto rende um saboroso e consistente caldo, servido com arroz, laranja, torresmo e couve (em diversos lugares, também com linguiça frita e banana à milanesa). Antes de ir para o fogão, as carnes precisam ser dessalgadas, processo que deve começar pelo menos um dia antes do cozimento.

 
                Comidas típicas do Sudeste - Frango ao molho pardo 
               

Antes de ir à mesa, a ave guisada (ensopada) e em pedaços é acrescida do próprio sangue, colhido no momento do abate e misturado ao vinagre para não coagular. O resultado é um molho escuro - daí o nome do prato. Em Portugal, de onde a receita foi trazida, se chama "galinha à cabidela", e a técnica de preparo com sangue estende-se a aves como pato, ganso e marreco. Na cozinha mineira, o frango aparece em outras duas receitas tradicionais, com folhas de ora-pro-nóbis e com quiabo.

http://viajeaqui.abril.com.br